Waldik Soriano, “Ele Também Precisa de Carinho” (1972)

 

Capa

Esse é o disco de Waldik Soriano que tem, não só sua música mais emblemática, como também uma das mais emblemáticas de todo o brega: “Eu Não Sou Cachorro Não”. Um grito de protesto de um homem enganado, desprezado e humilhado. Repare que ele usa as três palavras na mesma música:

“eu não sou cachorro não pra viver tão humilhado,

eu não sou cachorro não para ser tão desprezado, (…)

a pior coisa do mundo é amar sendo enganado”

Essa música é um supra-sumo do espírito da música brega, sofrida, lamentosa, praticamente um blues brasileiro. Ou um punk, pois toda a música é um protesto.

A letra também pode ser visto como um grito de protesto do povo brasileiro, geralmente visto como um vira-lata pelo resto do mundo.

Waldick Soriano disse que teve a idéia de fazer a música depois de se atrasar em um encontro com um amigo, e quando o Waldick chegou o amigo reclamou furioso: “Você me fez ficar esperando tanto tempo. Pô, Waldick, eu não sou cachorro não”.

O Falcão sabia da genialidade da música e já gravou-a logo em seu primeiro disco, independente, “Bonito, Lindo e Joiado”, mas cantada em inglês (“com ajuda do livro ‘Inglês Sem Mestre’ da Ediouro”).

A idéia tanto do nome do disco como da capa são fantásticos. Chamado de “Ele Também Precisa de Carinho” traz o Waldick Soriano segurando um cachorrinho com feição alegre em seu colo.

É muito provável que este seja seu melhor disco, ou um dos melhores.

Em “Sem Bolo e Sem Vela” ele relembra que hoje é o aniversário de sua amada e ele não pode estar presente em sua festa para lhe dar os parabéns. Tem um nome forte e ótimo, assim como a anterior: “Taça de Amargura”.

“O Lado Bom da Vida” é um country abolerado com ótimo clima western e backing vocal sensacional. “É melhor viver sozinho do que mal acompanhado, a pior coisa do mundo é amar sendo enganado”

Depois vem “Aquilo que Não Presta”, que concluindo diz “a gente joga fora” mostra seu jeito despachado e direto de falar sobre as desilusões amorosas.

“Goodbye My Love”, (depois ele canta “adeus, meu grande amor”), com uma frase em inglês, pode ter sido uma influência para as versões em inglês do Falcão.

“Ontem Eu Acordei Chorando” tem uma das mais bonitas melodias do disco, onde ele diz “sonhei que estava na igreja contigo casando”, e em alguns trechos ele canta quase sussurrando.

“Cabeça Oca” tem um dos melhores refrões do disco: “você é isso, cabeça oca, você é louca, mas eu não sou, agora é tarde, Inês é morta, mais uma porta você fechou”.

Depois vem “Se tem que ser adeus… adeus” ele diz para a mulher, que já se decidiu ir embora, que então ela vá logo para não prolongar o sofrimento dos dois, mas diz para ela não se arrepender depois . Clássica!!!

E o disco termina com a bucólica “Primavera Sem Fim”.

O disco todo é um convite para beber, se embriagar e chorar lembrando de algum amor mal sucedido, é um disco forte e intenso, carregado de emoção, mas que não deixa o humor de lado.

No Brasil existe um preconceito muito forte com o brega e com o bolero, essa barreira é difícil de transpor, mas suas letras podem ser encaradas um pouco como um blues punk, um lamento choroso e revoltado, e também às vezes debochado.

Pra quem não tem medo de chafurdar na lama do brega, e aceitar o convite feito em “Taça de Amargura”, com este disco irá beber, chorar e se divertir afogando suas mágoas de um dos melhores jeitos possíveis

Amigo
Ouça esta canção chorando
Porque quem esta cantando
Está
Chorando também

Eu sofro
O amargo desta dor
Eu tenho drama de amor
Que voce teve também

A minha historia
Talvez seja igual a sua
Porque quem ama se habitua
A sofrer desilusão

Sofra comigo esta noite
Chore comigo também,
Beba a taça da amargura
E esqueça aquele alguém

Link para download: http://www.bregablog.com/2011/06/waldick-soriano-ele-tambem-precisa-de.html

Waldik Soriano, “Ele Também Precisa de Carinho”,

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário